dia-da-espiga

à escuta em: dia.da.espiga@gmail.com

30.10.06

Lomo-lover

É por causa de iniciativas como esta que eu gosto das novas tecnologias! E aquilo que eu mais gosto na "lomomania" é a combinação da tecnologia com o gozo puro, feito de objectos retro, ângulos esquisitos e cores cruas... coisas que para as cabecinhas menos abertas não fazem muito sentido!

P.S. - logo a seguir na agenda de eventos vem um conjunto de sessões informativas em PT (lindo!)

O que é que Meryl Streep tem?

Talento, carradas de talento...

27.10.06

Tristes tempos

A notícia é, sobretudo, triste.
Tenho esperança que não se construa ou que daqui a uns anos (décadas?), veja esta aberração desconstruída e/ou destruída pelos verdadeiros Americanos.

26.10.06

Quase, quase

Já tinha descoberto que tinha uma quase homónima famosa, quando googlei o meu próprio nome (sim, narcisismo total!). Hoje vi que vai participar nos encontros de poesia luso-espanhola. Agora, a minha curiosidade ficou aguçada: quem é e o que escreve Rosa Alice Branco?

A convocatória ao povo

O debate de ontem sobre o programa Grandes Portugueses foi muito mau (ui, quase ia usando pela primeira vez aqui um palavrão!). A coisa foi confrangedora ao ponto de me deixar com pesadelos:
Aquela senhora com um discurso parado nos anos 80 (do século XX português, XIX no resto do mundo desenvolvido) sobre as mulheres é responsável pelo programa nacional da leitura?
Aquele senhor dono de uma óptica, como acumula ele o cargo com o de pró-reitor da universidade do Minho?
Os alunos de jornalismo do Instituto Politécnico de Lisboa resolverão o seu problema de expressão oral até ao fim do curso?
A apresentadora não irá precisar de apoio psicológico depois daquele stress em que teve de gerir o conflito entre o seu estatuto de jornalista séria e que leva aquele programa a sério e aligeirar o objectivo, a única estratégia possível para gerir o debate (ainda por cima hostilizando o único especialista em "aligeiramento" no painél de convidados)?
Aquele velho facho nunca mais é corrido da televisão?

Algumas tiradas foram assustadoras. Felizmente, tenho uma memória muito selectiva e não vou viver atormentada com elas... Só retive uma expressão com piada: hiper-identidade. E concluí que, combinada com tontice, é uma doença muito grave.

24.10.06

Literatura leve

Na mala comigo esta semana: O Fim da Aventura, Graham Greene.
Coitadinho, veio agarrado a uma embalagem de iogurtes...

19.10.06

Já agora... mais um!


Ehhhhhh, não sei... Mas acredito que eles vão explicar!

É gente que sabe muito da coisa... e sangue novo, juro que não são aqueles comentadores de sempre na TV.
Também acontece hoje. Em Lisboa.

Já agora... (corrigido)

Isto de ter amigos que fazem coisas giras dá para encher o blog sem trabalho nenhum:
Inauguração do "Salão de Baile", hoje!!!!! Não percam.
(Ar q giozinho, estamos contigo.)

Na Velha

A ideia é excelente (já vi noutro local, posso atestar!), o local é fabuloso (e chuvoso), os organizadores recomendam-se!
Sim, os criativos da câmara de filmar vão aterrar este fim de semana no Fast Forward Film Festival, que pela primeira vez está em Portugal.

Cortesia da querida Velha.

16.10.06

Booker Prize (o prémio)

Um bocadinho tarde, mas fica a notícia do livro vencedor em 2006. Um título poético e, mais uma vez, uma autora de origem indiana.

13.10.06

Já?!

Sexta-feira outra vez?! E nem um post durante a semana? Uma vergonha...
Tenho andado distraída.

6.10.06

Obrigadinha pela redenção

O senhor maradona reconciliou-me com a decisão de comprar o Last Splash das Breeders em vez do Pablo Honey dos Radiohead, há uns 12 (!) anos, numa qualquer loja de discos da era pré-Fnac (desconfio que era a Strauss, que ficava num centro comercial em Alcântara que tinha também os cinemas Las Vegas e que foi onde comprei o meu primeiro cd de sempre - o Achtung Baby dos U2, 14 anos e já com tão bom gosto...). A banda das gémeas Deal revelou-se à altura da competição, mas ficou-me sempre uma mágoa de não ter acompanhado a ascensão dos Radiohead desde o início.
Naquela era, comprava de vez em quando cds de gente que ouvia na XFM, a rádio que morava onde é hoje a Radar, mania responsável por alguma originalidade do património musical lá de casa. Confesso que tenho algum orgulho nisto. Assim de vez em quando, com auscultadores no trabalho ou em casa quando os vizinhos não estão, ainda gosto de ouvir tiradas como "motherhood is mental freeze" na voz daquela desgrenhada, por cima de umas guitarradas do c...

3.10.06

E agora o descanso















Logged out

Canseira!

Eu sou muito instável: ora ponho um contador, ora mudo os links, ora troco o contador por uma conta no sitemeter (sempre gostei de estatísticas!)... e já começo a ficar farta da côr. Do nome, então, nem se fala!
Com 4 meses e 10 dias de vida, era suposto ter mais maturidade.

Gone for good

Na medida do possível, foi um final "viveram felizes para sempre". Adriana definitivamente esquecida, Phil domesticado, Carmella ocupada, Meadow longe da influência, Chris mais uma vez em recuperação, AJ apaixonado e Tony, depois de descobrir que está a evoluir na análise, na paz familiar.
Mas alguém, no meio do episódio, nos lembra de que eles são um bando de sociopatas, não é? Que pena...

2.10.06

Summer of Sam

Andava atrás deste filme há anos. Posso agora dizer que não foi em vão.
Spike Lee (de quem vi os mais do que bons, em alguns casos excelentes, Malcolm X, He Got Game, 25th Hour, She Hate Me e Inside Man) consegue contar histórias, expor personagens, documentar uma época, olhar a cidade e transmitir a sua mensagem política com uma intensidade que me toca como poucos realizadores. Desconfio que é por causa da parte do olhar a cidade, o que se pode dever a uma sensibilidade muito pessoal agravada por anos de deformação profissional. Mas, de facto, a forma como as suas personagens se movem no espaço urbano e se relacionam com ele é, simplesmente, linda.

P.S. - mas será que Michael Imperioli está em tudo o que de bom saiu de NY na última década?!