dia-da-espiga

à escuta em: dia.da.espiga@gmail.com

29.10.09

E assim desapareceu o Território

Nas notícias sobre as trocas e baldrocas de secretários de Estado, a saída de João Ferrão nem aparece. Muito menos a passagem da gestão dos fundos estruturais do Ministérios do Ambiente e Ordenamento do Território para o Ministério da Economia. Fica assim claro que a lógica territorial foi uma moda que serviu para ficar bem perante a Comissão Europeia e pouco mais. A atitude agora é encontrar uma velocidade de cruzeiro para a gestão dos fundos e esquecer essas tretas de regiões, redes de cidades, parcerias territoriais... enfim, coisas de geógrafos! Para alguma coisa ter sobrevivido, era preciso um bocadinho mais de eficácia e muito mais peso político. É pena, porque tão cedo não vamos ter outra oportunidade.

27.10.09

Cromo dos vinhos

O homem é uma estrela americana, apresenta um programa de vinhos como se fosse um programa de gossip sobre estrelas americanas e diz coisas como "I think the portuguese government should hire me" porque fica histérico com os vinhos portugueses. Nem comento.

26.10.09

Depois de esmiuçados

Confirma-se que os jornalistas têm muito mais sentido de humor do que os políticos... o último programa de Gato Fedorento esmiúça os sufrágios foi indiscutivelmente o mais engraçado.
Que pena não voltarem hoje para um especial tomada de posse!

23.10.09

Nome das chuvas

Segundo a minha avó, estas são as cheias das abóboras. Aparentemente, para as suas bandas semeiam-se as abóboras junto aos ribeiros e quando as chuvas do Outono fazem subir as águas, lá se vão as abóboras já crescidas na torrente. Ficam a ganhar os vizinhos com propriedades a jusante. E as chuvas, que ganham um nome.

22.10.09

Consumir em faixas avulsas

Quando o ressuscitado cd dos Cake e começou a tocar, perguntei-me imediatamente por que raio tinha passado tanto tempo sem o ouvir. Rapidamente me lembrei: há ali uma misoginia nas letras, uma frustração mal resolvida contra o mundo (e as mulheres em particular) que... pronto, que me irritam! O humor é amargo, ressentido... cansa. Felizmente tem pérolas como esta, que bem podia ir para o top das versões!

21.10.09

A comemoração de hoje é...

50 anos da abertura do Museu Guggenheim, em Nova Iorque.

20.10.09

A propósito da chuva


Vem este vídeo que já me fez sorrir...

16.10.09

Fã de versões (obrigatório ouvir a letra e esperar pela aparição do autor do original)

15.10.09

Fã de versões (então de canções tristíssimas por Johnny Cash...)

12.10.09

Natureza 1 - Globalização 0

Ia eu queixar-me aqui das saudades da vodka maracujá, quando me lembrei de que os produtores de maracujá do Equador devem estar ligeiramente pior do que eu.

9.10.09

Ciência viva

No meio das minhas fichas de resumo da bibliografia lida para a tese encontro, muito bem disfarçada, uma receita de queques. Será uma indirecta para procurar novas vocações? Ou só uma marca do meu estilo? Hmmmm.

8.10.09

Os pequeninos de Portugal

Com a honrosa excepção do acutilante senhor do PCTP-MRPP (supreendentemente, este partido tem mesmo mais alguém além do Garcia Pereira) e do inócuo senhor do MEP, os candidatos dos pequenos partidos à Câmara de Lisboa têm um discurso, no mínimo, confrangedor. Há de tudo: ignorantes, burros, irresponsáveis, telefóbicos, xenófobos efeminados. Entre os grandes, Ruben de Carvalho é tão melhor que chega a parecer brilhante. Nenhum destes três terá o meu voto.

5.10.09

Fã de versões (até em sueco)

Hoje volta-se à Aula Magna