dia-da-espiga

à escuta em: dia.da.espiga@gmail.com

24.8.07

Manifesto científico

Ando às voltas para explicar o que estou para aqui a fazer com a minha profissão e com o meu 1/4 de tese de doutoramento.
No final das horas de orientação escolar que tive no 9º ano, o senhor que nos fazia os testes disse para escolher o que me apetecesse porque tinha aptidões que chegavam para qualquer coisa. E a Geografia é o mais próximo de uma não-escolha. A partir daí foi fácil.
Esta é a primeira versão das razões das minhas opções-profissionais.
A segunda versão atribui a escolha ao poder hipnótico de um globo terrestre recebido aos 6 anos, de uma caderneta de cromos sobre as capitais de distrito do nosso belo país e das viagens de Verão estrada fora, em que os meus pais discutiam a paisagem e as identidades regionais até à exaustão.
A última parece-me uma hipótese mais plausível.
Herdei a curiosidade por compreender a organização do espaço à minha volta que, combinada com o gosto do "ver ao vivo", deram neste vício: observar, comparar, discutir as origens e os padrões, especular enquanto se vive um lugar.
É disso que me quero reaproximar. O resto é palha.

3 Comments:

  • At 24/8/07 12:12, Blogger Blog to be announced said…

    Já eu pensei que se fosse Geógrafo poderia entregar-me de alma e coração a conhecer o Mundo (aka viajar) e saber as milhentas capitais, que hoje em dia já só devo lembrar-me de metade. A minha professora do 9º Ano (fielmente odiada por todos) disse-me que eu era igual a ela quando tinha a mesma idade, pelo facto de eu ter conseguido explicar o que era a "macrocefalia urbana". Fica sempre bem... assim foi... hoje em dia sou mesmo igual a ela... professor de Geografia! (e até tenho conhecido parte do Mundo...) :)

     
  • At 26/8/07 14:52, Anonymous Anónimo said…

    biba a Geografia carago!

     
  • At 4/9/07 19:09, Blogger Philipa said…

    Sem querer acabar com a profundidade da questão, a minha escolha foi +/- assim:

    "Ora deixa lá vêr para o que é que a minha média dá e que não tenha matemática... Geografia(Giro) e Planeamento Regional (O que será isto?)

    Sei que nada do que disse abona em meu favor... mas é a mais pura verdade! O mais engraçado é que gosto bastante de ser Geógrafa e até tenho algum jeito para essas coisas do espaço... não tanto como os anteriores intrevenientes, claro!

    Força!

     

Enviar um comentário

<< Home