dia-da-espiga

à escuta em: dia.da.espiga@gmail.com

3.1.07

2006 (agora sim!) em filmes

Entrando na onda das escolhas cinematográficas (nas outras áreas, não meto a colher porque não li assim tanto nem ouvi com muita atenção) e inspirada pelo que li aqui, aqui e aqui, vou opinar...

Top 10 dos top 10 consultados:
  • The Departed, Martin Scorcese
  • Brokeback Mountain, Ang Lee
  • Miami Vice, Michael Mann
  • Volver, Pedro Almodovar
  • History of Violence, David Cronenberg
  • Inside Man, Spike Lee
  • A Lula e a Baleia, de Noah Baum
  • Match Point, de Woody Allen
  • Munique, Steven Spielberg
  • Eu, Tu e Todos os Que Conhecemos, de Miranda July

Destes, que não me arrependa, mas escolho o Volver como favorito!

Top 10 de recomendações para irem à procura em dvd e reconsiderarem a vossa lista:

  • Breakfast on Pluto, Neil Jordan (pelo Cillian Murphy, que é um dos actores do ano, e pelo colorido)
  • Lucky Number Slevin, Paul McGuigan (porque me fez gostar de um filme com "final twist", coisa quse inédita)
  • As Bonecas Russas, Cedric Klapisch (por razões geracionais)
  • Em Paris, Christophe Honoré (porque, por deformação profissional , gosto de ver lugares bem filmados)
  • Syriana, Stephan Gaghan (por questões éticas e porque é um bom filme.)
  • United 93, Paul Greengrass (por ser eficaz e ter deixado um buraco no est^mago a qualquer pessoa sensível)
  • The World's Fastest Indian, Roger Donaldson (a melhor biografia que vi o ano passado no ecrã, com o bónus do protagonista ser bonzinho e nada angustiado com a vida)
  • O Herói, Zezé Gamboa (falado em português e muito bom)
  • The Proposition, John Hillcoat (Nick Cave mostra o que vale como argumentista, as interpretações são de arrepiar, o filme é belíssimo e perturbador)
  • The Three Burials of Melquiades Estrada, Tommy Lee Jones - o meu favorito de todos, um fabuloso argumento do mesmo senhor de Amores Perros (muito melhor ainda), uma realização muito boa, um grande grande filme! Mete o Colisão e o Babel num chinelito cor-de-rosa.

P. S. - não posso deixar de me congratular pelo total esquecimento em que caiu o "overrated" Black Dahlia, o que só prova que aquilo que fica na memória é que conta, até para os críticos de cinema!

5 Comments:

  • At 5/1/07 09:29, Anonymous Anónimo said…

    Eu não vi nem metade, mas também aposto no Volver! Há muito tempo que não me ria tanto... e também conseguiu arrancar a lágrima da praxe.

     
  • At 5/1/07 09:39, Anonymous Anónimo said…

    eu quero apanhar o The Proposition, John Hillcoat com urgência - culpa do NCave pois claro!!

    dom

     
  • At 5/1/07 11:35, Blogger triss said…

    Tenho que ver vários das tuas recomendações em dvd :-)

     
  • At 9/1/07 20:42, Anonymous Anónimo said…

    2007 ou 2006 ?

    :D

     
  • At 9/1/07 20:58, Blogger rosab said…

    :-)
    Até que enfim que alguém reparou na troca... n me tive pachorra pra corrigir! Vou arranjar uma saída airosa ;)

     

Enviar um comentário

<< Home