dia-da-espiga

à escuta em: dia.da.espiga@gmail.com

27.9.06

A política de links foi modificada

Comecemos com uma dezena de dicas para consultar e gostar muito todos os dias. Não vou fazer análise da selecção, mas digo só que representam bem as áreas de interesse da autora... aparentemente, destaca-se a categoria "gente interessante".

25.9.06

Mistérios do tráfego

Pela primeira vez, vi outro carro além do meu atravessar o túnel do Rêgo.
Pela primeira vez, o sinaleiro não estava no cruzamento da igreja da Madredeus à hora de ponta.

Duo fatal

Graças ao bom gosto de miss charlotte, já sei o que me vai quebrar o silêncio (não tenho tido paciência para escolher música!): Nick Cave vai passear até ao Campo Grande amanhã, sem canções desse outro senhor, mas belíssimo, belíssimo....

Remember Canada?




















comme c'était beau ...

22.9.06

La Desgostosa (quase La Llorona)

Keith Jarrett vem (com Gary Peacock e John de Johnette) tocar ao Centro Cultural de Lisboa e nós não vamos ter bilhetes.
Triste, muito triste...

21.9.06

E uma boa tempestade para vocês também!

Foi a primeira vez desde o Inverno passado que acordei com o barulho da chuva durante a noite. Fiz uma ronda pela casa para fechar as janelas e voltei a deitar-me.
Adormeci para além da hora do despertador, cheguei tarde à piscina mas não me desviei do impiedosamente imposto programa de treino, apanhei o trânsito normal para o trabalho, onde cheguei tarde mas sem consequências de maior.
Além da prevenção (desentupir os algeirozes no fim do Verão, ter um chapéu de chuva de reserva no trabalho, etc), o segredo em relação à chuva, tal como com outras contrariedades, é não lhe ligar muito... e desarmar os resmungões com um "a mim o dia está a correr lindamente!"
Então com o Party Shuffle do iTunes em dia sim, impossível admitir que o céu está cinzento...

19.9.06

Inventário geológico - N.º1

Xisto da Serra da Lousã - Parque Eólico da Portela do Vento (Pessegueiro, Pampilhosa da Serra)
30/08/2006

18.9.06

Booker Prize 2006

Um prémio a quem devo grandes alegrias.
Edição de 2006 apresentada pelo útil e bonito Mundo Pessoa:

"O júri da 38.ª edição do Booker Prize for Fiction apresentou ontem as suas escolhas. Eram 19 títulos em concurso, agora ficam apenas seis. A lista inclui a galesa Sarah Waters (nomeada também em 2002), com o romance The Night Watch; Kiran Desai, indiana, com The Inheritance of Loss; a australiana Kate Grenville, com The Secret River; M.J. Hyland, londrino, com Carry Me Down; o americano Hisham Matar, com In the Country of Men; e Edward St. Aubyn, com Mother"s Milk. O Booker Prize é um dos mais prestigiados prémios literários a nível internacional, ambicionado por qualquer ficcionista britânico. O vencedor do prémio receberá 50 mil libras (cerca de 74 mil euros) e os restantes nomeados 2500 libras (3700 euros). Mas a principal mais-valia do prémio é o reconhecimento internacional (e o consequente aumento do número de leitores) que ele propicia ao escritor distinguido - um bom exemplo foi o que aconteceu com Allan Hollinghurst, distinguido em 2004, que viu o seu livro The Line of Beauty tornar-se um best-seller. O Booker Prize 2006 vai ser atribuído a 10 de Outubro em Londres. (fonte: Público)"

Terrorismo

De certeza que o papa Bento Não Sei Quantos está sob o efeito dos documentários e evocações do 11 de Setembro. Durante cinco anos, apesar dos outros atentados, o medo do terrorismo foi entrando na nossa rotina e deixámos de estranhar o quanto é terrível ter medo do tipo escurinho com bagagem de mão volumosa ao nosso lado no check-in.
Agora, este recordar da nossa fragilidade, este reconhecimento de que estamos no mesmo lugar e vivemos da mesma forma e com as mesmas ameaças, deixa-me (e, aparentemente, ao papa) um bocadinho transtornada. Eu admito que me causa comportamentos estranhos, como ontem, depois de ver ontem o filme Vôo 93, ter ansiosamente como último pensamento antes de dormir: "será que tranquei a porta de casa?".

Depois de almoço, achei que o post merecia umas adendas: Bento é XVI e eu concordo plenamente com a sua ideia de que a violência é indigna da religião. Mas o que me interessa mesmo, mesmo, é viver aqui sem medo.

14.9.06

Guapas

Hoje decidi recomendar umas coisitas encontradas na blogoesfera às minhas melhores clientes, numa demonstração de amizade feminina muito provavelmente inspirada pelo filme Voltar.
Assim, aqui ficam: para a su, para a rita e para a philipa.
Espero que gostem.

13.9.06

Apontamentos de viagem

A montanha...



















as árvores...














os caminhos...











e nós.

12.9.06

Discurso de Agradecimento Quase em Cima da Mesa de Tanto Entusiasmo

À Rede-Expressos por me levar quase até à aldeia, à minha irmã pelas boleias, aos tios e primos pelos convites, ao cunhadinho pela viatura e pelo contributo para a animação das nossas noites, aos loucos que criaram Serralves e a Casa da Música pela dádiva à cidade, ao Minho pela fronteira mais bela, ao granito e às águas do Peneda e do Laboreiro pelas lagoas, aos castanheiros e carvalhos pelas sombras, à Vodafone e à TMN pela má cobertura da rede, aos velhos amigos pela hospitalidade (comida, bebida, dormida, transporte e consultoria arqueológica!), aos pais pela generosidade, à comissão de festas pela festa, ao aquecimento global pelo bom tempo, aos kambas recém-bloguistas que não nos esquecem durante a ausência e, finalmente, ao meu doce viajante companheiro: obrigada, a maravilhosidade destas férias não teria existido sem o vosso contributo.

Hoje ou amanhã, fotos.

1.9.06

Remember the countryside?















It's gone, gone, gone...

Rápidas a saltar quase em andamento

Estou de passagem, mas... tenho um amigo novo (um velho amigo) na lista. E isso justifica uma ligação ao mundo! Está ali ao lado para disfrutarem... é um prazer, tipo bom R&B numa tarde de Verão, com um bocadinho de vento, para nos fazer resmungar.
Além de que não resisto a um post ilustrado (segue dentro de momentos).