dia-da-espiga

à escuta em: dia.da.espiga@gmail.com

24.6.08

Para fechar o semestre do cinema em grande...

















Depois do duo dos westerns candidatos aos Óscares, de I'm Not There, de Le Grain et le Moulet, esta pérola italiana. Com um extra musical para dar uma ideiazinha do que está aqui em causa.

20.6.08

Aquela coisa da campanha d'El Intermedio pegou mesmo

No Público online o único comentário de verdadeiro adepto - um bocadinho cor-de-rosa mas globalmente correcto e com aquele afecto dos que gostam verdadeiramente da sua selecção nacional - é este:
Yo creo que no es justo el comentario del periodista, Portugal hizo un buen partido, lucho de igual a igual y consiguio poner a Alemania a la defensiva suplicando para que terminara el Partido. El tercer gol Aleman fue mas que dudoso y que lo unico que se le puede reprochar a Portugal fue el error de Ricardo.
Não vale a pena lerem as outras dezenas de desacargas de bílis.
Enfim paz.

18.6.08

Hoje há serão dos socialistas na TV


A versão de entrevista com uma mulher americana, um bocadinho mais composta do que o "Mira, Mario" que está a passar agora.

Hoje há serão dos eighties na TV



E o que eu me ri com este filme no cinema não tem explicação...

17.6.08

Jogo de meninas

Tenho de discordar. Bem, a queixa sobre a chinfrineira ainda vai, agora o resto...
Na minha experiência, o segredo está naquele poder de observação e minúncia de registo que algumas de nós utilizamos para armazenar todos os aniversários e comemorações à nossa volta. Aplicando uma pequena porção desses dons ao futebol, facilmente reparamos naquele pormenor que não tem qualquer relevância técnica e que não aparece em qualquer estatística, mas que nos permite fazer um brilharete horas (ou anos) mais tarde quando, entre um grupo de homens orgulhosamente cromos, se corrige uma sentença ou uma comparação ou um cliché lido naqueles jornais desportivos odiosos que se vendem por aí. O espanto e a humilhação perante aquele ser que emite uma opinião inteligente sobre o jogo e ainda assim consegue estar impecavelmente vestida, ter maneiras correctíssimas à mesa e utilizar uma linguagem desprovida de palavrões estão ao nível de qualquer conquista feminista.
E, queridos: o Baresi de que falava é Franco, ok que tem um irmão, mas também não se chama Ricardo.

14.6.08

O Verão, o verão

O primeiro dia de praia deixa-me sempre parvinha. Contente como uma criança, dourada e moída da água fria e das horas colada à areia. Uma boa disposição que sobrevive perfeitamente ao dia de trabalho que se segue.

11.6.08

Terceiro plano

9.6.08

Hoje não é só futebol

We also Listen to Feist.

5.6.08

Veredicto

Hoje temos...

Iscas! Há, quê, 15 anos que não como uma isca (linda expressão!), mas porque adoro o nome do prato e porque me faz confusão já não me lembrar do sabor, pedi à mamã para mandar quando calhasse fazê-las. E eis que estão à beira de ser o meu jantar. Estou... curiosa!

4.6.08

O aplauso à senhora candidata

Este cartoon despertou a minha vontade de revelar que a tal preferência por Obama não é absolutista, não exclui, não despreza (tanto assim que até em McCain encontro alguns pontos positivos).
Mas, voltando aos Democratas, admito que o aproveitamento que o nosso Primeiro fez do discurso e da imagem de Obama mancharam um pouco o seu encanto. Admito também que me é mais difícil apoiar o vencedor. E ainda que a tenacidade de Hillary Clinton me impressiona. Só que no final das contas, há o gut feeling, o instinto inicial de que o senhor tem pinta.

Com estes meninos, não vamos comer ninguém

Ora calha muitas vezes ouvir na TSF a rúbrica A música de..., onde os jogadores e o treinador da selecção de futebol vão divulgando uma música espeial, que ouvem muito ou que lhe diz qualquer coisa de tão forte que merece ser colada à sua pessoa. E é assustador! Parece que quanto mais agressivo em jogo, quanto mais tatuado o corpo, quanto mais arrojado o penteado, mais mariquinhas a escolha musical!
A ideia de que a banda sonora mental de Petit enquanto varre o campo à espera da ocasião para fazer um carrinho asssassino é o Jardins Proibidos... bem, arrepia-me um bocado. E depois vê-se que a malta nova anda actualizada quanto ao que passa nas discos (nas más, pelo menos, não é Velosinho?). Prova-se ainda que os U2 são cada vez mais mainstream e que um certo jogador tem, além da trivela, sentido de humor e inteligência para perceber que esta rúbrica tinha potencial para cada um marcar a diferença (go boy, manda o Porto para as urtigas!).
Ainda não acabou e recebemos apostas quanto à escolha de Ronaldo (eu vou nesta...)

Luis Filipe Scolari - Canção do Mar (Dulce Pontes)
Jorge Ribeiro - With or without you (U2)
Nani - Vida (Marcia)
João Moutinho - City of Blainding Lights (U2)
Deco - Pra Rua Me Levar (Seu Jorge/MPB)
Petit - Jardins Proibidos (Paulo Gonzo)
Fernando Meira - If I Ain't Got You (Kevin Michael)
Ricardo Quaresma - Gipsy Kings
Rui Patricio - Fast Car (Tracy Chapman)
Nuno Gomes - One (U2)
Miguel Veloso - Last night (PuffDaddy)
Hélder Postiga - Star (Reammon)
Hugo Almeida - Sinnerman (remix Felix Da Housecat )
Quim - I only ask of god (Outlandish)